O Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio, em parceria com o PIUES/PUC-Rio (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade), inaugura em março o curso “Tópicos de Matemática Olímpica”, oferecendo 20 vagas para alunos do PIUES (alunos de graduação da PUC também devem participar). O professor responsável é  Nicolau Saldanha, que participou de olimpíadas de matemática como aluno e mais tarde como organizador e o curso é focado na preparação de alunos para as olimpíadas de matemática existentes: OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OMERJ (Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro) e IMO (Olimpíada Internacional de Matemática).

Teremos muitas simulações de olimpíadas, pois a melhor forma de aprender é praticar.

A apresentação das soluções será ampla e cuidadosamente discutida. Cobriremos também alguns tópicos de teoria que podem faltar a muitos alunos, entre os quais:

  • Teoria de números: congruências, o pequeno teorema de Fermat, o teorema de Wilson.
  • A equação de Pell e extensões quadráticas de Q. Frações continuadas. Funções aritméticas.
  • Geometria: Tópicos de geometria euclideana clássica e dimensões 2 e 3.
  • Cônicas. Transformações projetivas e de Möbius. Poliedros regulares.

Informações gerais:

Pré-matrícula realizada pelo coordenador da escola: de 10 a 12 de fevereiro.
Matrícula dos alunos, considerando o número de vagas disponível: de 13 a 19 de fevereiro.

Taxa de inscrição: R$90,00 (noventa reais), que deverá ser paga até o dia 19 de fevereiro. Forma de pagamento: cartão de crédito. O link para pagamento é disponibilizado no momento em que o aluno finaliza o formulário de inscrição.

Taxa do curso: R$400,00 (quatrocentos reais), que deverá ser paga até o dia 30 de abril. Forma de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário. O link para pagamento é disponibilizado através de e-mail, encaminhado para o responsável e para o aluno, no dia 20 de abril.

Início das aulas: 06 de março
Fim das aulas: 03 de julho
Evento de Encerramento: 3 de julho
Vagas: 20 vagas
Dia: sexta-feira
Horário: 13h às 17h
Sala: a definir
Prof: Nicolau Saldanha