Objetivos:

Apresentar um panorama da História da República no Brasil, do fim do século XIX ao tempo presente. Analisar graus de permanência e momentos de ruptura na trajetória histórica desse regime, no País. Eleger, como eixos centrais de reflexão, questões relativas à cidadania no Brasil, sendo elas a (re)produção da desigualdade social, as restrições à participação política e os projeto de nação. Articular as dimensões política, cultural e social, para propiciar maiores possibilidades de entendimento da História do Brasil e de suas conexões entre o presente e o passado.

A experiência histórica da República brasileira será abordada por meio de aulas expositivas, oficinas de audição de músicas e leitura de crônicas literárias e matérias jornalísticas, exibição de filmes e fotos.

Vale enfatizar que, em tais aulas, a história republicana no País será uma via de acesso privilegiada para a reflexão sobre o que constitui o trabalho do historiador, o modo como esse profissional utiliza os diferentes tipos de fontes (listados no parágrafo anterior) para reconstruir o passado. Portanto, serão reunidas informações capazes de desfazer vícios e sensos comuns relacionados à forma como a disciplina histórica às vezes é tratada na escola.

 

Quem é o profissional?

Informações gerais:

Taxa do curso: R$340,00 (trezentos e quarenta reais). Boleto único, a ser pago apenas no dia 30 de setembro. O boleto será disponibilizado em meados de setembro.
Início das aulas: 03 de setembro
Fim das aulas: 26 de novembro
Vagas: 40
Dia: quinta-feira
Horário: 15h às 17h
Prof: Rômulo Costa