O curso de Introdução à Engenharia é ministrado na forma de Oficinas Temáticas, nas quais os alunos inscritos assistirão demonstrações e terão participação direta em atividades da prática dos cursos de Engenharia oferecidos pela PUC-Rio. Haverá ainda atividades para orientação de carreira, tópico que será tratado em todas as Oficinas.

O curso foi subdividido em quatro, sendo os agrupamentos das engenharias feito por áreas afins, conforme relacionado abaixo:

Temas das Oficinas:

Veículos Elétricos (Engenharias Mecânica, de Controle e Automação, Elétrica e de Computação)

Apresentar os principais componentes dos veículos elétricos típicos, ou seja, os sistemas mecânicos, eletro-eletrônicos e computacionais, e suas interações, através de equacionamentos, conceitos físicos e ferramentas matemáticas e digitais elementares e de fácil compreensão. Abordar alguns dos problemas comuns das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação, e de Computação de modo a fornecer uma noção básica do que são e como atuam essas engenharias isoladamente e em conjunto.

Biocombustíveis e Meio Ambiente (Engenharias Química, de Materiais e Nanotecnologia, Ambiental e de Petróleo)

Desenvolver com os alunos algumas rotas simples e didáticas visando produção de biocombustíveis a partir da biomassa e resíduos agroindustriais. Serão empregados caldo de cana, óleos vegetais e resíduos, que a partir rotas bioquímicas e químicas, permitem a obtenção de BioEtanol, BioDiesel e BioGas. Serão ainda abordados os benefícios e desafios da valorização integral da biomassa, com ênfase nos aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais.

Indústria 4.0 (Engenharia de Produção)

Conscientização sobre a importância da “Transformação Digital” em curso no mundo e o papel da “Inteligência Operacional” e da “Manufatura 4.0” neste contexto. Como serão nossas vidas, o mercado de trabalho e o profissional do futuro? A Manufatura 4.0 é um conceito muito recente, que engloba inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas a processos produtivos, empregando 9 tecnologias: Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Robótica Colaborativa, Manufatura Aditiva (Impressão 3D), Integração de Sistemas, Cyber Security, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial.

*Os alunos deverão se matricular em um dos quatro grupos (a escolha deve ser feita no ato na matrícula).

Recomenda-se que a seleção dos alunos, realizada pelo coordenador da escola, leve em consideração a boa formação do aluno em ciências básicas (Matemática, Física e Química) e aptidão para Engenharia.

Início das aulas: 05 de abril
Fim das aulas: 05 de julho