Objetivos:
O curso de Introdução à Engenharia é ministrado na forma de Oficinas Temáticas, nas quais os alunos inscritos assistirão demonstrações e terão participação direta em atividades da prática dos cursos de Engenharia oferecidos pela PUC-Rio. Haverá ainda atividades para orientação de carreira, tópico que será tratado em todas as Oficinas.
O curso foi subdividido em quatro, sendo os agrupamentos das engenharias feito por áreas afins, conforme relacionado abaixo:
Temas das Oficinas:
Veículos Elétricos (Engenharias Mecânica, de Controle e Automação, Elétrica e de Computação)
Apresentar os principais componentes dos veículos elétricos típicos, ou seja, os sistemas mecânicos, eletro-eletrônicos e computacionais, e suas interações, através de equacionamentos, conceitos físicos e ferramentas matemáticas e digitais elementares e de fácil compreensão. Abordar alguns dos problemas comuns das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação, e de Computação de modo a fornecer uma noção básica do que são e como atuam essas engenharias isoladamente e em conjunto.
Biocombustíveis e Meio Ambiente (Engenharias Química, de Materiais e Nanotecnologia, Ambiental e de Petróleo)
Desenvolver com os alunos algumas rotas simples e didáticas visando produção de biocombustíveis a partir da biomassa e resíduos agroindustriais. Serão empregados caldo de cana, óleos vegetais e resíduos, que a partir rotas bioquímicas e químicas, permitem a obtenção de BioEtanol, BioDiesel e BioGas. Serão ainda abordados os benefícios e desafios da valorização integral da biomassa, com ênfase nos aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais.
Grandes Construções – Estrutura e Fundações (Engenharia Civil)
Exposição de problemas reais em grandes obras (barragens, túneis e outras construções), com a finalidade de apresentar as responsabilidades técnicas do Engenheiro Civil, ressaltando a importância do conhecimento do meio físico e do aumento do diálogo entre diversas ciências para a proposição de soluções definitivas.
Indústria 4.0 (Engenharia de Produção)
Conscientização sobre a importância da “Transformação Digital” em curso no mundo e o papel da “Inteligência Operacional” e da “Manufatura 4.0” neste contexto. Como serão nossas vidas, o mercado de trabalho e o profissional do futuro? A Manufatura 4.0 é um conceito muito recente, que engloba inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas a processos produtivos, empregando 9 tecnologias: Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Robótica Colaborativa, Manufatura Aditiva (Impressão 3D), Integração de Sistemas, Cyber Security, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial.
*Os alunos deverão se matricular em um dos quatro grupos (a escolha deve ser feita no ato na matrícula).
Recomenda-se que a seleção dos alunos, realizada pelo coordenador da escola, leve em consideração a boa formação do aluno em ciências básicas (Matemática, Física e Química) e aptidão para Engenharia.
Informações gerais:
Início das aulas: 14 de setembro
Fim das aulas: 7 de dezembro
Dia do encerramento: 12 de dezembro
Vagas: 30 vagas por turma
Dia: sexta-feira
Horário: 14h às 17h
Coordenador: Prof. Mauro Speranza Neto, do Dep. de Eng. Mecânica