Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos as diversas áreas que compõem as Ciências Sociais, seus métodos de pesquisa, bem como refletir sobre a importância das Ciências Sociais para compreensão e transformação da realidade social. Refletirá também sobre o ofício do cientista social, voltado essencialmente para as atividades de pesquisa, suas múltiplas finalidades, e a docência.

Todas as discussões desenvolvidas durante o curso tomarão como ponto de partida a apresentação/análise de algumas pesquisas relevantes desenvolvidas por sociólogos, antropólogos e cientistas políticos, de modo a aproximar o aluno do universo das Ciências Sociais e do oficio de seus profissionais.

– As Sociedades Modernas e a importância das ciências sociais

– A Ciência Social e seus métodos de pesquisa

– Entre a pesquisa e a docência: o ofício do cientista social

– A atuação do cientista social na contemporaneidade

Taxa do curso: R$340,00 (trezentos e quarenta reais). Boleto único, a ser pago apenas no dia 30 de setembro. O boleto será disponibilizado em meados de setembro.
Início das aulas: 01 de setembro
Fim das aulas: