Objetivos:
O objetivo desta disciplina é introduzir o aluno no universo da arquitetura, instigando a curiosidade para o que Dondis chama de analfabetismo visual (1). De forma lúdica e empírica, através de exercícios simples de percepção e composição, pretende-se apresentar aos alunos conceitos fundamentais a todos que pretendem ingressar nessa profissão.
Assim, de forma orgânica, os alunos serão convidados a conhecer e perceber o espaço construído, entendendo-o como um invólucro tridimensional onde o homem exerce as mais diversas atividades. Através da aplicação dos conceitos introduzidos logo no inicio do período, começamos a apresentar aos alunos as possíveis sensações que a arquitetura pode despertar no ser humano. Se valendo de poucos instrumentos e tendo como referência métrica o próprio corpo, o exercício, que se encadeia ao longo de todo o semestre, culmina na elaboração de uma maquete em escala reduzida de um objeto arquitetônico. Posteriormente, os alunos representam no plano bidimensional (através de desenhos em escala) a arquitetura criada, estimulando um sentido extremamente caro aos arquitetos, que é a capacidade de visualização tridimensional.
1. DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 1997.