O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, fechou o 28º convênio com uma instituição do ensino superior de Portugal dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio.

A mais recente instituição a aceitar as notas do exame é a Universidade Católica Portuguesa, que tem sede em Lisboa e centros no Porto, em Braga e em Viseu.

O primeiro convênio interinstitucional foi realizado em 2014, com a Universidade de Coimbra. De acordo com o Inep, as instituições portuguesas que usam o Enem têm liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

Algumas das universidades que também aceitam a nota do ENEM para o ingresso em algum de seus cursos de graduação são a Universidade de Algarve, a Universidade de Porto e a Universidade de Lisboa.

Texto adaptado do site G1, no dia 01/02/2018